top of page

BLOG DO NÚCLEO

Acompanhe as novidades e fique por dentro de tudo o que acontece no Núcleo de Convivência Menino Jesus.

Projeto: Cordel Encantado


Nos meses de agosto e setembro a turma vermelha está trabalhando o Projeto “Cordel Encantado”.

As crianças aprenderam o que são Cordéis, qual sua característica principal e como surgiu esse gênero literário. Fizeram também análise de alguns autores conhecidos, bem como confeccionaram seu próprio Cordel. No mês de setembro juntamente com a turma dos adolescentes criarão uma peça teatral em formato de Cordel que será apresentada no início de outubro, finalizando assim o Projeto.

Uma das atividades em que a turma se envolveu bastante foi a análise do Cordel “Emigração e as consequências”, de Patativa do Assaré.

Primeiramente foi ouvido o trecho inicial desse folheto em seguida as crianças receberam impresso o texto e foi realizada a leitura do mesmo.

O texto aborda a vida difícil no Nordeste, a seca, o sofrimento do povo, a migração em busca de trabalho (que nem sempre é bem sucedida), o medo de perderem seus filhos para a marginalidade. As crianças fizeram a releitura sobre desse Cordel, Os trabalhos ficaram muito interessantes e bem elaborados, feitos com capricho e criatividade.

Continuem visitando nossas redes sócias e nosso site e acompanhem as novidades deste interessante Projeto que valoriza a cultura popular do nosso Brasil!!!

APOIE

Faça uma doação para ajudar a muitas crianças em situação de vulnerabilidade a ter expectativas de um presente e futuro melhor. Apoie o Núcleo Menino Jesus!
bottom of page