top of page

BLOG DO NÚCLEO

Acompanhe as novidades e fique por dentro de tudo o que acontece no Núcleo de Convivência Menino Jesus.

Uma atividade que integra Ciências e Artes de forma divertida!


Você sabia que ¾ do nosso planeta é recoberto por água?

Mesmo sendo uma substância abundante na Terra, apenas 4% dela é doce e por isso, própria para o consumo.

Todos os seres vivos presentes na Terra necessitam da água para viver e sem ela, a vida seria impossível. As condições essenciais para que haja vida em nosso planeta é a presença de água na forma líquida, o gás oxigênio e a temperatura adequada.

Uma das primeiras coisas que acontecem com a semente de uma planta é a absorção de água, pois somente assim sua casquinha dura se rompe e permite a entrada do gás oxigênio. Dessa forma a água transporta nutrientes para que a planta cresça e se desenvolva.

Embora ela seja o recurso natural mais abundante, os seres humanos não estão sabendo usá-la de forma consciente. É preciso consumir a água de maneira sustentável e evitar o desperdício.

A atividade realizada pela Turma D nos mostra que através do lúdico, as crianças podem observar o crescimento das plantas e a importância da água na vida delas.

Veja o passo a passo da construção desse boneco ecológico e também faça o seu.

Para essa atividade, você vai precisar de:

- Meia calça fina usada;

- Serragem;

- Alpiste;

- Cola;

- Canetas hidrocor;

- Tintas;

- Elásticos de borracha;

- Olhinhos de plástico ou botões de camisa;

- Pratinhos

Como fazer

- Corte uma perna da meia calça e coloque alpiste, completando com a serragem. Quando terminar de encher, amarre e corte o que sobrar;

- Comece a modelar o bonequinho em forma de bola;

- Com os elásticos de borracha, puxe um pouco a meia e amarre, fazendo o nariz do bonequinho;

- Em seguida, cole os olhinhos ou botões e faça a boca do bonequinho;

- Os pratinhos servem como base para os bonequinhos para que, quando regados, não deixem escorrer a água;

- Depois de pronto, o bonequinho deve ser molhado todos os dias para que as sementinhas nasçam dando origem aos cabelinhos dos bonecos.

Logo depois de pronto começaram as observações e a suposições vieram quase que imediatamente: Quanto tempo o cabelinho ia demorar a crescer? Será que os cabelinhos conseguirão passar pelos furinhos da meia? O cabelinho precisará ser cortado? Será regado todos os dias?

As crianças puderam observar todo o processo de germinação das sementes de alpiste, desde a formação das raízes até o crescimento e desenvolvimento das folhas. Também perceberam a necessidade da água como veículo condutor de nutrientes para as plantas e que sem água, não existe vida.

Uma atividade que mais parece brincadeira!

APOIE

Faça uma doação para ajudar a muitas crianças em situação de vulnerabilidade a ter expectativas de um presente e futuro melhor. Apoie o Núcleo Menino Jesus!
bottom of page