A coordenação motora é a capacidade que temos de coordenar os movimentos decorrentes da interação entre o cérebro e as unidades motoras dos músculos e articulações. É a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos.
As atividades de motricidade contribuem para o desenvolvimento, tanto no aspecto biológico quanto para o conhecimento do corpo, para criar habilidades de controle e coordenação, equilíbrio e harmonia, força e agilidade.
Sabendo disso, com o objetivo das crianças desenvolverem a coordenação motora fina, que são os movimentos das mãos e dos dedos, na última semana a turma C realizou uma atividade muito interessante.
As crianças receberam a imagem de uma maçã e o desafio de completar o desenho com bolinhas de papel crepom.
Vejam só o que fizeram: As crianças receberam a imagem de uma maçã. Rasgaram pequenos pedaços de papel crepom, amassaram e fizeram bolinhas. Em seguida colaram as bolinhas preenchendo todo o espaço no interior da imagem. No processo de amassar o papel até formar uma bolinha as crianças são estimuladas a movimentar todos os dedos da mão.