top of page

BLOG DO NÚCLEO

Acompanhe as novidades e fique por dentro de tudo o que acontece no Núcleo de Convivência Menino Jesus.

Folclore – A Lenda do Bicho


Folclore – A Lenda do Bicho

Passada de geração para geração, a lenda do Bicho papão até hoje assusta criancinhas na hora de dormir.

De acordo com a lenda, o bicho papão é uma espécie de monstro grande, feio, peludo, assustador, obeso e de olhos vermelhos. O bicho papão fica a noite no telhado das casas, pronto para pegar as crianças que são teimosas e desobedientes com seus pais. Outra característica deste monstro imaginário é sua capacidade de se transformar em outras espécies e coisas assustadoras.

O bicho papão fica escondido atrás da porta, esperando o momento certo de atacar a criança desobediente. Se a criança fica brincando na hora de dormir, desobedecendo aos pais, então é a hora certa do ataque. O bicho papão então pega a criança e a leva para um lugar escondido, escuro e assustador.

Em algumas regiões, a lenda ressalta também o aspecto comilão do bicho papão. Neste sentido, o monstro guloso e faminto sempre atacava a geladeira da casa, comendo tudo que encontrava, antes de assustar a criança.

A lenda do bicho papão é uma história imaginária que faz parte do folclore brasileiro. Comum em todas as regiões do Brasil, tanto na zona rural como na urbana, ela é contada oralmente há muito anos.

A principal função desta lenda é assustar as crianças desobedientes e teimosas com a possibilidade de um ataque noturno de uma espécie de monstro comilão e assustador. Portanto, esta lenda assume um aspecto “educativo”, em que o medo é o principal recurso. Em função da modernização das ações pedagógicas nos últimos anos, a divulgação desta lenda entre as crianças pequenas está sendo deixada de lado. Porém, ela ainda permanece no imaginário, principalmente, das pessoas com mais de 40 anos de idade.

Após pesquisarem sobre a história, as crianças utilizaram a imaginação e as habilidades manuais para modelar o seu bicho papão em argila.

A argila é um material concreto e maleável, onde as crianças manipulam e formam diferentes figuras de acordo com seu imaginário. Além da sua finalidade pedagógica, a argila é considerada uma forma de terapia para muitos, acalmando e tirando o stress.

Confira os resultados.

APOIE

Faça uma doação para ajudar a muitas crianças em situação de vulnerabilidade a ter expectativas de um presente e futuro melhor. Apoie o Núcleo Menino Jesus!
bottom of page