top of page

BLOG DO NÚCLEO

Acompanhe as novidades e fique por dentro de tudo o que acontece no Núcleo de Convivência Menino Jesus.

Como evitar o Bullying


Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.

No momento “Cidadão do Mundo” da última semana, exibimos um vídeo sobre “Como enfrentar o Bullying sem partir para briga” onde sugere atitudes que pode evitar o confronto, como por exemplo: Evitar ficar sozinho nos lugares, contar para um adulto de sua confiança (pais, professores) sobre o que está acontecendo, colocar nome nos seus pertences (evitando que os agressores peguem os mesmos para zombaria), procurar dialogar se possível com quem está fazendo o Bullying e tentar levar as coisas com um toque de bom humor. Revidar com violência só vai piorar as coisas.

APOIE

Faça uma doação para ajudar a muitas crianças em situação de vulnerabilidade a ter expectativas de um presente e futuro melhor. Apoie o Núcleo Menino Jesus!
bottom of page