18 de Abril - Dia Nacional do Livro Infantil

O “Dia Nacional do Livro Infantil”, comemorado em 18 de Abril, foi criado em homenagem ao aniversário de uns dos patronos da literatura infantil. Trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que se dedicou à literatura infantil no Brasil.

Assim como Monteiro Lobato, outros autores brasileiros ganharam destaque por suas obras no seguimento infanto-juvenil, dentre eles o mineirinho Ziraldo. Nascido no ano de 1932, em Caratinga, Minas Gerais, começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão.

A fama começou a vir nos anos 60, com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê.

Em 1980 lançou “O Menino Maluquinho”, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. O livro já foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, Internet e cinema.

Com uma linguagem simples, textos curtos em formato poético, ilustrações fáceis e de fácil reprodução pelas crianças, Zirando foi escolhido pelas educadoras para estimular a leitura e comemorar do Dia Nacional do Livro Infantil.

Destacamos abaixo quatro títulos do autor, como sugestão de leitura:

O livro do Sim: Menino Maluquinho

Na vida já tem muita gente dizendo aos meninos e às meninas o que não fazer. Faltava alguém para mostrar que existem muitas coisas legais que podem e devem ser feitas. Pessoas que dizem sim! Como o Menino Maluquinho, que está sempre pensando em se divertir fazendo o bem. O que será que ele está preparando dentro daquela panela na cabeça? Com certeza são boas ideias.

Flicts – Mundo colorido - Ziraldo "Flicts" conta a história de uma cor "diferente", que não consegue se encaixar no arco-íris, nas bandeiras e em lugar nenhum, e que ninguém, a princípio, reconhece seu merecido valor. Ao longo do livro, Flicts vai se conformando que "não tinha a força do Vermelho, não tinha a imensidão do Amarelo, nem a paz que tem o Azul". Contudo, Ziraldo presenteia o leitor com uma fantástica mensagem de caráter e respeito, dando a entender que todas as pessoas, por mais diferentes que sejam, possuem seu lugar no mundo. E Flicts também encontra seu lugar: na Lua. Editado em 1969, mesmo ano em que o homem chegou à Lua, "Flicts" é uma daquelas obras que resiste ao tempo, tal como a viagem de Neil Armstrong. Em sua 64ª edição, o livro foi adaptado às novas regras do Acordo Ortográfico.

Os Dez Amigos - ZiraldoZiraldo conta a história, o nome e o apelido de cada um dos dedos da mão. Quando todos os dedos se unem no encontro das duas mãos, surgem grandes e engraçadas descobertas. No final da história os dez amigos descobrem que juntos são mais fortes que podem brincar e se divertir com as grandes descobertas.

A Turma do Pererê - Ziraldo

O Pererê foi uma série de histórias em quadrinhos brasileiros, publicados primeiramente em cartuns em 1959 nas páginas da revista O Cruzeiro. Seus personagens foram criados pelo autor e cartunista Ziraldo em 1958. Os personagens desta historia são figuras clássicas da literatura brasileira, eles são o Indiozinho Tininim, a menina Indígena Tuiuiú, O Saci, Boneca de Piche, Alan o macaco, Pedro Vieira o Tatu, Geraldinho, o Coelho, Moacir o Jabuti, Galileu a Onça e o Professor Nogueira a coruja. Eles habitam na "mata do fundão" onde o personagem principal é o Saci Pererê, eles vivem diversas aventuras nesta mata que é cheia de riquezas.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square