top of page

BLOG DO NÚCLEO

Acompanhe as novidades e fique por dentro de tudo o que acontece no Núcleo de Convivência Menino Jesus.

O Chulé


O ser humano é quase totalmente coberto por glândulas sudoríparas, que controlam a temperatura do corpo e eliminam algumas substâncias. A maior parte delas são “écrinas”, ou seja, eliminam o suor contendo apenas água e sais minerais.

Entretanto, algumas regiões possuem glândulas sudoríparas “apócrinas”, que normalmente se desenvolvem na puberdade e são responsáveis pelo cheirinho ruim que produzimos. Elas se concentram em lugares como as axilas, a sola dos pés e a virilha. Além de água e sais minerais, elas também liberam gordura, que junto com as bactérias produzem o cheiro ruim.

A sola do pé tem muitas bactérias e pele morta. Se nós não lavarmos os pés corretamente, criamos “ninhos” ótimos para os germes sobreviverem. Junto com o suor, eles produzem o tal fedor que tanto nos envergonha. Para evitar a proliferação das bactérias e o chulé, deixamos algumas dicas:

  • Lavar corretamente os pés, de preferência com sabonetes antibacterianos;

  • Usar pedra-pomes ou outro tipo de esfoliante para retirar a pele morta de seus pés;

  • Caso produza muito suor, você pode passar antitranspirante na sola dos pés, para ajudar com que eles suem menos;

  • É ideal usar meias que ajudem a sua pele a respirar melhor, com tecidos como o cotton;

  • Guardar seus sapatos em lugares arejados e longe da umidade, para evitar que se acumulem bactérias.

Fonte: http://bit.ly/1qDlVP8

APOIE

Faça uma doação para ajudar a muitas crianças em situação de vulnerabilidade a ter expectativas de um presente e futuro melhor. Apoie o Núcleo Menino Jesus!
bottom of page