top of page

BLOG DO NÚCLEO

Acompanhe as novidades e fique por dentro de tudo o que acontece no Núcleo de Convivência Menino Jesus.

Jogo da Canaleta


O “Jogo da canaleta” é um belo exemplo de jogo cooperativo! Mas o que diferencia esse tipo de jogo dos demais?

Pois bem, jogos cooperativos buscam a integração das diversas habilidades dos participantes, incluindo a todos e não fazendo distinção ou comparação entre os envolvidos. O que importa é o trabalho em equipe e não o individual, para que as pessoas aprendam a caminhar juntas para o bem comum e o sucesso de todas.

Para a atividade desenvolvida em sala as crianças confeccionaram a canaleta feita com macarrão de piscina, cortado ao meio e em vários pedaços, e uma bolinha de gude. Elas ficaram uma ao lado da outra e a bolinha tinha de passar por esta canaleta, a criança que começava primeiro passava para a segunda, corria para o final da fila e assim por diante. Cada criança precisava dosar a intensidade do movimento para conseguir passar a bolinha para o colega sem deixá-la cair.

A participação foi excelente. Os pequenos interagiam uns com os outros e realizavam juntos a atividade, cooperando para que se chegasse ao resultado final com êxito.

Nesse jogo não há medalhas ou troféus porque o prêmio maior é a cooperação, o exercício da tolerância e da compreensão.

APOIE

Faça uma doação para ajudar a muitas crianças em situação de vulnerabilidade a ter expectativas de um presente e futuro melhor. Apoie o Núcleo Menino Jesus!
bottom of page