
A matemática permeia nosso cotidiano a partir do momento em que acordamos, abrimos os olhos para verificação das horas no relógio até à noite quando adormecemos novamente.
A matemática desenvolve o raciocínio lógico, dando à criança uma linguagem quantitativa, em que ela tenha a capacidade de pensar e se expressar matematicamente, interpretando dados e criando estratégias. Além disso, amplia a capacidade de resolver problemas, criando soluções para os mesmos.
Mediante isso a educadora propôs duas atividades:
Na primeira delas as crianças tinham de colocar a quantidade (01 a 10) de objetos de acordo com os números escritos no quadro. A educadora confeccionou um cartaz com os números escritos de 01 a 10 e colocou sobre a mesa vários objetos. Cada criança escolhia um determinado objeto e o colocava de acordo com a quantidade correspondente escrita no cartaz. Por exemplo, o número 1 correspondia a 1 anel, o número 2 a 2 carrinhos e assim por diante até o número 10.
Esta atividade foi realizada individualmente para que a criança tivesse maior concentração e solucionasse o problema apresentado com mais facilidade.
Já na segunda atividade a educadora confeccionou cartões com alguns pequenos objetos colados. As crianças teriam de verificar a quantidade de objetos nos cartões e colocar o pregador no número correspondente a essa quantidade. Cada cartão fornecia três opções diferentes de números.
O ensino da matemática por meio dos jogos e das brincadeiras transformou a Matemática considerada “bicho de sete cabeças”, em fonte inesgotável de satisfação, motivação e interação social.
As crianças aprenderam de forma mais divertida e esse é o desafio!