top of page

BLOG DO NÚCLEO

Acompanhe as novidades e fique por dentro de tudo o que acontece no Núcleo de Convivência Menino Jesus.

Motricidade


A motricidade fina utiliza os músculos menores do corpo e se refere a ações que levam à precisão, rapidez e força muscular. É necessária a coordenação da mão e dos olhos para escrever um bilhete, pintar e recortar um desenho ou até mesmo quando sorri para um amigo desejando bom dia, está se usando esse tipo de coordenação.

A melhor forma de estimular a criança a desenvolver essa habilidade é abrir espaço para a criatividade e isso a Turma C faz com excelência ao brincar com lápis de cor, folhas de diferentes texturas, tintas e outros mais. É no contato com atividades que envolvam todos os tipos de materiais, que ela vai desenvolver mais a motricidade fina.

Uma das atividades propostas esta semana visava o desenvolvimento da coordenação e do equilíbrio, pois as crianças tinham uma bolinha amarrada à cintura por um cordão e deveriam encaixá-la dentro de uma garrafa PET, sem utilizar as mãos. Como a atividade foi desenvolvida em duplas também instigava o trabalho em conjunto, pois teriam que se comunicar e decidir a melhor maneira de realizá-la com sucesso.

A segunda atividade proposta tinha como objetivo estimular a percepção visual, que consiste no controle do movimento dos olhos e também a noção de força, uma vez que deveriam colocar uma bolinha dentro da garrafa PET jogando a com a mão. A integração entre visão e movimentos do corpo resulta na direção intencional dos olhos para alguma direção com controle preciso dos músculos extraoculares e capacidade de ver e diferenciar objetos apresentados no campo visual com significado e precisão. Essa é a coordenação viso motora e quando bem integrada, auxilia no processo de aquisição da escrita e leitura.

APOIE

Faça uma doação para ajudar a muitas crianças em situação de vulnerabilidade a ter expectativas de um presente e futuro melhor. Apoie o Núcleo Menino Jesus!
bottom of page