A Mesa de Pebolim / Totó


Quem nunca jogou o famoso Pebolim ou Totó ou Futebol de mesa? O jogo consiste em manipular bonecos presos a manetes, que configuram os jogadores em uma partida de futebol e com os movimentos produzidos em ação coordenada, "chutam" uma bolinha com a finalidade de atingir o gol do adversário; vence aquele que atingir o maior número de gols em um placar pré-determinado ou em partidas por tempo.

Usando a criatividade você pode montar a sua própria Mesa de Pebolim em casa!

Divertido, ágil, estimula a coordenação motora e trabalho em equipe (02 participantes). A Mesa de Pebolim feita com caixa de sapatos é uma ideia muito legal até mesmo para estimular o aprendizado da criança, pois por ser muito fácil de ser produzida, inclusive com a participação das crianças na criação do brinquedo.

VEJA OS MATERIAIS QUE VICE VAI PRECISAR.

• 01 caixa de sapatos;

• Varetas de madeira;

• Pregadores de roupa de madeira;

• Estilete;

• Furador;

• Caneta permanente;

• Régua;

• Cola quente;

• Papel de presente para cobrir a caixa;

• Tinta spray (02 cores diferentes);

• Fita adesiva;

• Bola de Pingue e Pongue.

PASSO A PASSO DA MESA DE PEBOLIM FEITA COM CAIXA DE SAPATOS

1. Escolha em que posição você deseja que os pregadores de roupa fiquem; no exemplo acima foram posicionados dois pregadores de roupa como goleiros e 03 como meio de campo. Assim, cada criança só precisa lidar com 02 pinos.

2. Feito isso, usando a posição em que se deseja colocar as varetas, marque com a caneta permanente a parte externa da caixa, onde serão feitos os furos.

3. Com um furador ou faca de ponta, faça os furos seguindo as marcações de fora para dentro para não danificar a caixa.

4. Posicione os pinos na caixa e marque o outro lado da caixa com a caneta permanente para fazer os próximos furos, como na foto 04.

5. Depois de marcada a caixa do outro lado, fure as marcações sempre seguindo o padrão de fora para dentro, para não danificar a caixa por fora, como na foto acima.

O resultado ficará semelhante ao da foto acima

6. Coloque as varetas e os prendedores de roupa nos lugares onde você deseja que fiquem posicionados

7. Cole-os com a cola quente (os prendedores de roupas nas varetas), não cole as varetas na caixa pois elas serão movimentadas. ***VEJA DICA NO FINAL DO POST***

Agora é a hora da criançada participar!

Com os pregadores de roupas já colados nas varetas é hora de pintá-los. ***VEJA DICA NO FINAL DO POST***

8. Coloque-os em cima de uma superfície protegida por um papelão, folha ou semelhante e pinte-os com tinta spray com cores de sua preferência (02 cores diferentes, uma para cada time), como nas fotos 02 e 03;

O resultado final ficará semelhante ao da foto 04 acima.

9. Forre a caixa com papel de presente de sua preferência e prenda as bordas do papel com a fita adesiva;

10. Vamos desenhar o gol: Com o auxílio de uma régua e da caneta permanente, faça um retângulo em cada extremidade da caixa e depois corte-os com o auxílio do estilete, como os da foto acima;

11. Coloque as varetas no lugar e uma bola de pingue e pongue dentro da caixa.

Pronto! Está pronta a nossa mesa de Pebolim / Totó feita com caixa de sapato!

Divirta-se!

Dica:

Você também pode pintar as varetas e os pregadores primeiro, depois que tudo estiver pronto, retirar os pregadores, introduzir as varetas por fora em seus devidos lugares, passar cola quente nos locais onde os pregadores serão fixados e por último colá-los nos locais corretos; dessa forma fica mais fácil passar as varetas na caixa;

No passo a passo original, como as varetas e os pregadores são colados antes do término da caixa, ao serem introduzidos, são colocados por dentro, cuidadosamente, pois naturalmente a caixa é forçada para que entrem ambos os lados das varetas, visto que os pregadores já estão fixos.

Fonte: http://artesanit.blogspot.com.br/ e http://www.u-createcrafts.com/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square