Programa Leva ao Teatro da Coca Cola Femsa

October 18, 2016

 

Através do Programa Leva ao Teatro, patrocinado pela Coca Cola Femsa, no dia 27/09/2016 as crianças do Núcleo de Convivência Menino Jesus assistiram a peça “CHIQUITA BACANA NO REINO DAS BANANAS” no Teatro Alfredo Mesquita.

 

A fábula política "Chiquita Bacana no Reino das Bananas", escrita em 1977 por Reinaldo Maia, um dos fundadores do grupo Folias, tem texto provocador que dialoga bem com a atualidade.

 

Com direção de Dagoberto Feliz, os atores têm seus papéis escolhidos por sorteio pela plateia.

 

A peça questiona como se constrói uma história na figura do Narrador, que aborda o quanto é possível ser neutro (ou alienado) ao narrar um acontecimento —real ou imaginário.

 

Com um tom de absurdo à la Lewis Carroll, o Narrador chega ao Reino das Bananas, onde quem manda é Rei Leonino, um déspota charadista que proíbe o povo de comer a fruta que por lá dá em abundância. Chiquita Bacana desobedece o rei e acaba na prisão.

 

Até então "maioria silenciosa", a bicharada resolve fazer algo para mudar a situação nesse reino onde o elefante já vendeu sua memória e um coelho apressado só marca a hora conveniente ao rei. A música acentua o texto irônico.

No figurino homogêneo de Fause Haten, todo o elenco veste preto, com camisa, calça e saia por cima, o que destaca ainda mais expressões e gestos, deixando a criança livre para imaginar.

 

O espetáculo termina num tribunal em que a plateia tem de decidir o fim da história. Para quem duvida do entendimento das crianças sobre as camadas políticas do texto, vale ficar atento às observações que elas tecem no final.

 

Nossas crianças foram contempladas com ingressos e convidamos a Casa Padre Luiz Scrosoppi para participar conosco.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Oficinas com alunos de Nutrição da USCS

November 14, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes