Fonte: Foto da internet

 

       A alimentação é uma necessidade básica e vital para o ser humano. Todas as pessoas, de qualquer idade, necessitam de uma dieta saudável, com destaque para as crianças que, quando bem alimentadas, concentram-se e rendem melhor nos estudos. A boa alimentação é condição indispensável para que as crianças transformem-se em adultos conscientes e aptos para gerar transformações positivas na sociedade.

 

       Diante disso, quais cuidados devemos tomar para que as crianças se alimentem bem?

 

       Existem três grupos básicos de alimentos que devem estar presentes em todas as refeições: os alimentos construtores, os alimentos reguladores e os alimentos energéticos.

 

      Os alimentos construtores possuem a função de ajudar na construção e reconstrução do nosso organismo, portanto são importantes para o crescimento; para que a pele, cabelos e unhas permaneçam bonitos, saudáveis e fortes. Como exemplo de alimentos construtores, temos: as carnes bovinas, suínas, de aves e de pescados; o leite e derivados como coalhadas, iogurtes, queijos; os ovos e ainda as leguminosas que são os feijões, ervilha, lentilha, grão de bico, soja, vagem.

 

      Os alimentos reguladores são aqueles que possuem a função de fornecer para nosso organismo as vitaminas e os minerais além das fibras e água que nosso corpo tanto necessita; esses alimentos estão presentes nas frutas: laranja, abacaxi, morango, banana, uva, caqui, nas verduras e legumes: alface, espinafre, brócolis, beterraba, tomate, cenoura, dentre outros.

 

      Os alimentos energéticos são aqueles que nos dão energia; permitem às crianças brincar, raciocinar nas atividades escolares, praticar atividades físicas com bom desempenho. Esses alimentos transportam vitaminas e protegem órgãos vitais do nosso corpo. Os alimentos energéticos estão representados pelos carboidratos e pelas gorduras. Os carboidratos estão presentes no arroz, macarrão, batata, pão, aveia. Encontramos gorduras na manteiga,  nos óleos (de soja, de milho, de girassol de canola), no azeite.

 

    Para uma alimentação saudável e atraente é muito importante que ela seja colorida e variada, para que a criança não enjoe dos alimentos.

É muito comum enfrentar resistência para o consumo de determinados alimentos como: frutas, verduras, legumes e entre outros. Para te ajudar a “contornar” esse problema, preparamos um Ebook com ótimas dicas, receitas e estratégias para te ajudar a enfrentar esta barreira.

 

Baixe agora o Ebook gratuitamente e aprenda algumas “Estratégias para uma Alimentação Saudável

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Oficinas com alunos de Nutrição da USCS

November 14, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes