Palestra e oficina com Gilmar Machado e Luiz C. Fernandes

March 30, 2016

 

No dia 23/03 recebemos no Núcleo de Convivência Menino Jesus o Cartunista Gilmar Machado e o Caricaturista Luiz C. Fernandes para um bate papo com os adolescentes sobre o mundo profissional do desenho.

 

Cartunista é o desenhista profissional que produz cartuns (cartoons). O cartum é um desenho humorístico que sintetiza características e aspectos sociais e cotidianos e os analisa criticamente, porém com caráter leve e descontraído. O cartunista, na maioria das vezes, reproduz estereótipos, acontecimentos comuns, tipos sociais e cenas cotidianas, expressando sua opinião de forma humorística. É muito comum, atualmente, o termo cartunista ser utilizado para designar desenhistas de histórias em quadrinhos em geral (não apenas os humorísticos) e de mangas (histórias em quadrinhos japoneses).

 

Não existe formação necessária para ser um cartunista, basta ter talento para desenhar e ser criativo. Existem muitos cursos de desenho, workshops da área e até cursos técnicos específicos para se tornar um cartunista, como o curso de "produção de charges, cartuns e histórias em quadrinhos". Este curso ainda é novo no Brasil e oferecido por poucas instituições de ensino, porém, é muito bem recomendado. 

Observar situações cotidianas ou inesperadas que acontecem na sociedade criar personagens baseados em personagens reais, em estereótipos, ou até mesmo simplesmente estilizar personagens comuns de modo que adquiram caráter humorístico elaborar histórias cômica de situações cotidianas e trabalhar na tentativa de aproximá-la ao máximo da realidade das pessoas e de fazer com que o público se identifique com as situações expressar sua opinião de maneira humorística e leve por meio de cartuns e histórias.

 

O cartunista trabalha com a elaboração de cartuns e histórias em quadrinhos, e pode publicá-las em jornais, periódicos, revistas, em revistinhas próprias, na internet, etc. Esse profissional, muitas vezes trabalha com ajuda de equipamentos digitais, mas o trabalho inicial de criação é, na maioria das vezes, feito manualmente. O cartunista também pode trabalhar em estúdios de animação, desenhando e tornando os movimentos dos personagens cada vez mais realistas.

 

O mercado de trabalho para esse profissional vem se expandindo, principalmente quando ele tem talento. A área de animações e de desenhos digitais vem se tornando cada vez mais promissora, isso por que as novas tecnologias fazem com que o trabalho seja mais realista e bem feito, além de poder ser utilizado em diversas áreas da produção digital.

 

Gilmar Machado Barbosa é baiano de Presidente Dutra. Cartunista com mais de 20 anos de carreira, já publicou em veículos como  Folha de São Paulo, Diário de SP, Diário do Grande ABC, Hoje Jornal, Jornal do Brasil, Tribuna de Vitória, Jornal Vida Econômica de Portugal, Você SA, entre outros.

 

Luiz Carlos Fernandes nasceu na cidade de Avaré, em 05 de outubro de 1959 e mora atualmente em Santo André. Publica desde 1979, passando por diversos jornais do interior, SP e ABC. Começou a participar de salões de Humor tardiamente, apenas em 2001, mas desde então venceu quase 40 prêmios em salões pelo Brasil e exterior (Portugal, Romênia, Itália) em categorias como charge, cartum e caricaturas.

 

Juntos, foram contemplados através do ProacSP - Programa de Ação Cultural de São Paulo para viajar pelo Brasil, ministrando palestras sobre o assunto e escrevendo suas experiências em um livro ilustrado que será distribuído gratuitamente ao final do projeto.

 

 

 

Referência: http://www.brasilprofissoes.com.br

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Vivência de Circo

March 11, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes