Como inserir o fio dental na rotina da criança?

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 29/04/2015
www.minhavida.com.br

Dar o exemplo e explicar importância da limpeza diária é fundamental

 

Para uma adequada e completa higiene bucal das crianças, é muito importante uma boa escovação e o uso de fio dental. A remoção do biofilme (placa bacteriana) dental por meios mecânicos, com a escovação associada a cremes dentais e o uso regular do fio dental, são os métodos mais efetivos na prevenção da doença cárie e doenças gengivais. 

 

Assim que os dentes da criança começarem a nascer, recomenda-se inserir na rotina o uso do fio dental, devendo ser utilizado para limpeza dos espaços interdentais, onde os dentes vizinhos se contatam e retêm biofilme e restos alimentares, regiões onde só a escovação não é suficiente para a limpeza. A ideia é que com isso a criança veja a limpeza dos dentes como uma coisa natural, assim como tomar banho ou se alimentar. 


Apesar de as crianças serem capazes de aprender a usar o fio dental bem pequenas, antes dos seis anos de idade, as crianças menores de 8 anos não são capazes de usar o fio dental corretamente, por falta de habilidade e destreza manual, devendo seu uso nesta fase ser realizado pelos pais ou cuidadores pelo menos uma vez ao dia. Mesmo nas idades de 9 a 12 anos uma supervisão se faz necessária. 

 

Para passar o fio dental corretamente, basta o pai ou mãe segurá-lo entre o polegar e o indicador das duas mãos e deslizá-lo levemente para cima e para baixo removendo a placa entre os dentes da criança, abraçando o dente, com o fio formando um "C". O fio nunca deve ser forçado contra a gengiva, pois pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.

 

Incluindo na rotina

 

Entende-se que os pais normalmente sentem uma dificuldade para a introdução desde hábito, que requer paciência, insistência e boa vontade. Vale ressaltar que o exemplo dos pais e dos parentes próximos também é fundamental, já que a criança acaba sendo motivada ao vê-los usando o fio dental. Isso também permite o treino da coordenação motora, e consequentemente, elas aprendem e conseguem passar corretamente o fio dental.

 

Seis dicas para que o hábito do uso do fio dental seja mais fácil e prazeroso:

 

Invente maneiras de tornar a escovação e o uso do fio dental mais divertidos para a criança. Contando, por exemplo, uma história sobre as bactérias nojentas e malvadas que estão querendo dominar os dentinhos e que juntos com o herói fio dental vocês irão impedir e salvar o dia.


É super importante explicar para os filhos com uma linguagem do seu entendimento que o fio dental vai limpar o espaço entre os dentes, onde a escova não entra. As crianças nessa idade necessitam muito de aprovação e aceitação e gostam de ser elogiadas. Diga sempre de forma positiva e carinhosa como ela está ajudando e deixando os dentinhos contentes e livres de sujeiras.


Observe que para as crianças é importante ter uma referência visual das suas conquistas. Uma maneira criativa de manter o interesse dos pequenos pelo fio dental é criar um calendário de progresso. Crie um calendário que possa ficar pendurado na parede do banheiro, que seu filho cole um adesivo, ou marque uma estrela todos os dias que ele usar o fio dental. Para que fique mais empolgante, combine um prêmio surpresa se ele tiver completado o mês todo, como uma noite de histórias, uma ida ao parque, cinema ou um presentinho

 

Para que o aprendizado do uso do fio seja ainda mais fácil, uma maneira de tornar esse momento mais prazeroso é utilizando canções e brincadeira nessa hora

 

Passar o fio dental na frente do seu filho ajuda a enfatizar a necessidade de praticar hábitos saudáveis de higiene bucal. Lembre-se, as habilidades que você incorpora à rotina de cuidado dental de seu filho hoje perpetuarão para a vida toda

 

Para crianças menores, você pode fazer o uso de "fossers" ou "placker", que são suportes já com o fio dental acoplados. Essa é uma boa maneira de apresentar à criança o fio dental, por serem mais fáceis de manusear. Estão disponíveis em uma variedade de cores e estilos. A técnica é a mesma dos tradicionais, inserindo delicadamente entre os dentes e deslizando de maneira suave de um lado ao outro da gengiva.

 

É importante que os pais entendam a importância do uso do fio dental, pois ele é o único que evita o aparecimento de cáries interproximais, que são lesões de difícil diagnóstico, uma vez que ficam "escondidas" entre os dentes e acabam causando grandes estragos. As crianças que desenvolvem cáries interproximais precisam de tratamentos odontológicos mais complexos que podem ser restauradores, e podem chegar a necessitar de manutenção ou recuperação de espaço, e quando extensas, podem incluir coroas de aço, tratamento endodôntico, e até a indicação de extrações dentárias.

 

Estabelecer hábitos saudáveis logo cedo é muito importante para boas práticas dentais e saúde geral das crianças. Leve seu filho ao dentista para motivá-lo e para que possa ter uma correta orientação sobre saúde bucal e o uso do fio dental. 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Oficinas com alunos de Nutrição da USCS

November 14, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes