Verão, calor, férias. Normalmente a praia é o destino mais escolhido pelas famílias nessa época do ano, durante as férias escolares. Mas alguns cuidados básicos ajudam os pais a aproveitarem a praia tranquilamente, com seus filhos protegidos, e evitando dores de cabeça quando a intenção é relaxar e se divertir. O pediatra do Hospital São Luiz, Marcelo Reibscheid, criador do portal Pediatria em Foco, dá algumas dicas para você curtir o verão com as crianças em segurança.
Protetor solar
O protetor solar é a primeira e mais importante dica com relação à exposição ao sol. Antes de viajar, converse com o pediatra do seu filho e peça a ele que indique a proteção mais adequada à sua pele. Lembrando sempre de evitar exposição ao sol entre 11h e 17h, levando em consideração o horário de verão.
Água, muita água!
A perda de líquido é o maior vilão das férias e do calor. "A sede é o principal sintoma de desidratação na criança. Para garantir, ofereça sempre líquidos antes que ela peça", alerta Reibscheid.
Alimentação na praia
A oferta de produtos gordurosos e mal refrigerados na areia é grande. No entanto, esses alimentos podem levar a uma intoxicação alimentar e estragar a festa. Opte por fazer uma refeição leve antes do passeio e levar frutas e água para a diversão.
Afogamento
Crianças devem sempre estar acompanhadas de um adulto para banho de mar e de preferência equipadas com boias que garantem a tranquilidade da brincadeira.
Águas vivas
O contato com as águas vivas e os riscos causados por queimaduras assustam crianças e pais. Caso aconteça, lavar o local com água fria e corrente e procurar assistência médica para avaliar a gravidade da queimadura.
Por Catharina Apolinário do site http://vilamulher.com.br/