top of page
PROJETO “A ciranda do meio ambiente: Semear, cuidar, colher o bem”

Este projeto, como o nome indica, coloca na roda da ciranda aspectos diversos do meio ambiente. São aspectos próximos do cotidiano das pessoas e que podem de forma concreta serem observados, estudados e transformados pela própria pessoa, na “ciranda do conhecimento” com cadência e movimentos próprios da construção de um novo saber.

O projeto desdobra a temática do Programa, trazendo para o cotidiano institucional a reflexão sobre a necessidade de um novo fazer, de uma nova prática, pensada a partir da criação de melhores condições para o ambiente onde todos nós vivemos, lançando as bases para um futuro melhor, onde o homem sinta-se parte do planeta e responsável por ele, a partir de ações pequeninas, do seu dia a dia.

Educação Ambiental

O mundo será aquilo que o homem fizer dele. Desenvolva uma nova consciência e você terá um mundo melhor.

Deve-se perseguir a conquista de uma nova conduta que provoque nas pessoas, em especial nas crianças, o desejo de contribuir para um mundo melhor, o seu mundo, aquele que ele compartilha com seus amigos, com seus familiares, com seus vizinhos.

O projeto será composto por atividades e experiências educativas que permitam aos envolvidos identificar problemas no meio em que vivem, buscar explicações e propor soluções.

A decisão por essa linha de intervenção socioeducativa surgiu, principalmente, após sucessivas avaliações que permitiram uma leitura mais real das características de crianças, adolescentes, famílias, funcionários e voluntários que utilizam os serviços institucionais. Dentre essas pessoas há muitas que demonstram, no cotidiano, algumas atitudes características da sociedade de hoje: forte individualismo, dificuldade em ouvir, em se concentrar, em resolver conflitos de forma mais pacífica, forte competitividade, dificuldade em agir de forma cidadã respeitando o direito dos outros e tantas outras mazelas que estão presentes no nosso dia a dia.

Ao decidirmos pela temática do meio ambiente como fio condutor, reconhecemos a sua eficácia enquanto caminho estratégico pois, o homem, ao se debruçar sobre os problemas cotidianos decorrentes de sua atuação no mundo físico e social, sente que precisa buscar saídas mas, nem sempre percebe que as saídas coletivas surgem da tomada de posição individual. Isso permite criar novas práticas e geram mudança comportamental e ambiental.

 

Acreditamos ainda que o presente projeto, como está posto, permite a reprodução das ações no meio familiar dos envolvidos, gerando mudanças  que contribuem para o fortalecimento dos vínculos familiares.

OBJETIVO

Possibilitar às crianças e adultos envolvidos vivenciar situações que os sensibilizem e estimulem a uma nova postura na sua relação com o ambiente, reconhecendo que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.

Você pode fazer a diferença!

O Núcleo de Convivência Menino Jesus realiza uma média de 5.600 atendimentos por mês*,

graças ao apoio de pessoas e empresas que acreditam nesta causa.

 

Para aumentar este número e mudar para melhor a vida de mais crianças em diversas regiões

do Grande ABC, sua contribuição é muito importante. Escolha a forma como deseja ajudar e faça sua parte.

 

Selecione a opção desejada e faça parde do grupo de pessoas que

ajudam a Dar um Futuro de Presente para essas crianças e adolescentes.

*Números registrados em 2016

VOCÊ ESTÁ AQUI:       HOME      PROJETOS     EDUCAÇÃO AMBIENTAL

bottom of page