PROJETO ADOLESCERE

A palavra "adolescere" vem do latim e significa crescer, atingir a maturidade. Ser “nutrido” física, emocional e socialmente. Este projeto pretende contribuir para que o adolescente possa fazer “a passagem” para a maturidade, de uma forma mais saudável, mais equilibrada e mais feliz.

O Projeto Adolescere é o conjunto de atividades oferecidas aos adolescentes, desde o atendimento das necessidades básicas como alimentação, higiene bucal e corporal, de sociabilização com a incorporação de regras e limites no aprendizado da convivência, até aquelas que objetivam despertar e desenvolver potencialidades diversas como: Ética e Cidadania, Judô, Artes Circenses, Dança Contemporânea, Street Dance, Teatralização e Mundo do Trabalho.

Projeto Adolescere

OBJETIVO

Proporcionar aos adolescentes, oportunidades de desenvolver e ampliar as competências humanas bem como as de inserção no mundo do trabalho, tendo como eixo pedagógico o esporte e a arte-educação.

O Projeto é operacionalizado por momentos pedagógicos específicos, vivências e oficinas, todos compondo o que denominamos de Núcleo Educativo Vivencial, pois o processo educativo se dá através de experiências concretas do cotidiano.

  • Núcleo Vocacional – são oficinas optativas para adolescentes de 12 a 13 anos. As oficinas são divididas em Núcleos: Dança Contemporânea, Street Dance, Artes Circense, Judô e Teatralização e tem por objetivo a introdução das técnicas de cada modalidade, permitindo ao adolescente o conhecimento das diversas linguagens e a escolha definitiva para o próximo módulo

  • A Oficina de Ética e Cidadania e questões da adolescência permeia todas as outras oficinas. Independente da sua escolha o adolescente deve participar desta oficina a qual tem por objetivo identificar os desejos dos adolescentes, detectar as questões que devem ser trabalhadas, desenvolver o espírito de solidariedade, a redução da violência, da indisciplina, da intolerância e a valorização da vivência em grupo e do meio ambiente.

  • Núcleo de Formação – são oficinas optativas para adolescentes de 14 e 15 anos. As oficinas são divididas em Núcleos: Dança Contemporânea, Street Dance, Artes Circense, Judô e Teatralização e tem por objetivo a ampliação das técnicas já vivenciadas no Núcleo Vocacional, visando a descoberta de talentos, ampliando o repertório cultural, através da participação em festivais esportivos e de dança e proporcionando momentos de multiplicação das técnicas aprendidas, com crianças do Projeto Cirandar e com Projetos Parceiros